quinta-feira, 5 de julho de 2012

Jesus não é o lírio dos vales nem a rosa de Sarom


               Jesus não é o lírio dos vales nem a rosa de Sarom.





Isso mesmo, "Jesus não é o lírio dos vales nem a rosa de Sarom".
Polêmico não?!

Vamos lá, vou falar um pouco desse assunto.
      Muitos evangélicos e até mesmo cantores introduzem essa expressão em suas pregações/músicas, de uma forma "talvez" errônea do que realmente seria o significado perante a Bíblia Sagrada.

Antes de tudo, vamos ler o versículo 1° do capítulo 2 de Cantares de Salomão:
 * Bíblia Corrigida Fiel: "EU sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales."
 * Bíblia Nova Versão Internacional: "Sou uma flor de Sarom, um lírio dos vales."
 * Bíblia Revista e Corrigida (ARC): "Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales."
 * Bíblia Viva: "A MOÇA: "EU sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.""

       Cheguei onde precisava. O Livro de Cantares de Salomão, escrito pelo próprio rei ja citado, retrata o seu amor pela sua esposa (Sulamita), e o amor de sua esposa por ele.
       Algo que trazendo pra os nossos dias, seria o amor de Deus por seu povo, e o amor de Jesus pela Igreja (noiva).
       Neste mesmo versículo ao qual estamos analizando, vemos a esposa Sulamita (representando a igreja e o povo de Deus) se comparando a algo comum naquela época.

   Lírio - é o nome dado às flores do gênero Lilium L. da família Liliaceae, originárias do hemisfério norte com ocorrências na Europa, Ásia e América do Norte. Por ser de fácil cultivo, existem mais de 100 espécies espalhadas pelo mundo inteiro.
   Rosa de Sarom - Sarom ou Sharon, é a metade norte da planície costeira de Israel, norte de Gush Dan. Esta planície situa-se entre o Mar Mediterrâneo a oeste e as colinas de Samaria. A Planície de Sarom é mencionada na Bíblia (1 Crônicas 5:16, 1 Crônicas 27:29; Isaías 33:9, Isaías 35:2, Isaías 65:10), incluindo a famosa referência à enigmática "Rosa de Sarom" (Cântico 2:1). Nos tempos antigos esta foi a terra onde o povo de Deus habitou por longos anos, a planície foi particularmente fértil e populosa. A terra que antes era deserta se tornou em terra fértil, então os habitantes começaram a cultivar a Rosa, que logo foi tida como a Rosa mais bela de toda a terra, por isso o termo "Rosa de Sarom".

      Voltando ao contexto, Sulamita se coloca parecida ao mais comum que naquela época se podia pensar, o Lírio dos vales e a Rosa de Sarom, que naquele tempo ja se havia tornado comum o cultivo. Comparamos com os dias de hoje, quem é o esposo que nunca ouviu a esposa dizer: "ôh amor, eu estou tão feia", ou "anem amor, estou tão gorda nesse vestido" (comum escutar não é), na verdade o que ela precisa é escutar do esposo: "amor, você é a mulher mais linda que existe no mundo", ou "amor, ninguem neste mundo ficaria tão bela quanto você está agora neste vestido". Simples assim. A prova disso podemos ver no versículo 2 "Sim você é um lírio entre os espinhos. Essa é uma boa comparação entre a minha amada e as outras moças" (Bíblia Viva). O Rei diz a sua esposa que ela não era comum assim, e diz que além de bela ela era o que há de melhor, comparado a todo o resto das mulheres.

       Vemos então a declaração de uma esposa (igreja), declarando ser comum (humilhando-se) aos olhos do esposo (Jesus).
     E o esposo (Jesus) declarando que além de bela, a esposa (igreja) é o que há de melhor comparado à todo o resto do mundo.

      Portanto, é lindo dizer que Jesus é o lírio dos vales (frase bonita não é?!) e a rosa de Sarom (outra frase bonita), porém, observando do ponto de vista daqueles tempos, estaremos comparando O FILHO de Deus ao mais comum das coisas.


Autor: Deidvi Junio


Fontes: Bíblia Corrigida Fiel, Bíblia Nova Versão Internacional, Bíblia Revista e Corrigida (ARC), Bíblia Viva, Wikipédia (http://pt.wikipedia.org).

20 comentários:

  1. Muito elucidativo o seu estudo. mas porque temos que saber disso? Muda em que a minha vida espiritual e fé em Cristo? Será que conhecer geografia e botânica vai me levar para o céu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a vida espiritual e a fé não está baseada no seu conhecimento apenas. para que uma pessoa seja tocada por Deus antes ela precisa receber a graça (' favor imerecido).
      Após receber da graça de Deus você precisa crescer no conhecimento para que no futuro você não seja derrubado como uma casa firmada na areia.
      Graça e conhecimento devem andar juntas e em perfeito equilíbrio.

      Excluir
    2. Complementando: a palavra de Deus é alimento.
      alimente-se e receba conhecimento

      Excluir
    3. Caro amigo, obrigado por ler esta matéria, ao menos sei que a semente foi plantada em seu coração. Mas eu quis apenas trazer à tona um importante assunto, ao mesmo tempo que corrigia um erro, não muito grave, mas que é erro.
      A importância dessa matéria é: Nós, Igreja de Cristo, somos pessoas comuns, não mais importantes que o resto de mundo, e primeiro devemos nos encontrar assim, em lugar de humilhação. Em Seguida, assumindo posição de humilhação, e apenas nessa posição, perceberemos o quanto Deus nos Ama, entregou seu único filho para se sacrificar por nós, e o quanto Jesus nos ama, se fez de própria vontade, sacrifício por nós. Só aí então, percebemos que a GRAÇA (Favor Imerecido) de Deus nos abraçou, mesmo sendo nós apenas seres humanos pecadores, ELE no diz: DE TUDO O QUE HÁ DE COMUM NA TERRA, VOCÊS SÃO OS MELHORES PRA MIM, E "NÃO FOI VÓS QUE ESCOLHESTES A MIM, MAS EU QUE ESCOLHI A VÓS".
      Que Deus Abençoe as suas vidas, amem.

      Excluir
    4. Parabéns, Deidvi, muito esclarecedor seu texto. Deus o abençoe.

      Excluir
  2. excelente comentario amigo apesar de alguns não dar importancia eu tenho isto como curiosidades biblicas é muito edificante,parabens e quanto ao amigo que acha que geografia e botanica não vaileva-loao céu ele está serto mas mas não estudamos a biblia pra irmos pro céu mas pra nos tornarmos conhecedores e isto é bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei RESPOSTA parabéns e isso mesmo estudamos a bíblia pra si tô na conhecedores

      Excluir
  3. Eu acredito no que a Bíblia diz. e ela nos diz "crescei na graça e no CONHECIMENTO".
    Sabemos que alem de recebermos a graça, devemos buscar o conhecimento. nao interessa se o buscamos na geografia ou na historia. devemos estar aptos a nao cometermos pequenos erros que simples pessoas ignorantes gostam de cometer. apenas porque acham que devem ler um versiculo e o traduzir no literal quando as vezes ele é figurativo. Deus deu a inteligencia para o homem. tanto o portugues, quanto a geografia, a historia, a ciencia. Deus as criou. Justamente para que não fôssemos uma geração burra, irracional e ignorante. Não cometam pequenos erros. perante Deus, todos erros são iguais.

    ResponderExcluir
  4. "Erreis por nao conhecer a palavra de Deus' Sera que se nao fosse tao importante o conhecimento das escrituras nos advertindo que muitos pecam por nao conhecer a palavra de Deus, essa advertencia nao estaria inserida na Biblia e sera que continuar no erro por nao conhecer as escrituras nos vao levar para os ceus. Se conhecer a biblia fosse tao insignificante para alcancarmos a salvacao aprendendo dela para nao pecar, para que nao existiria? o apostolo Paulo ja nos advertia para nao sermos ociosos quanto a essas coisas, nao querer estudar a biblia ou representa falta de interresse pelas coisas de Deus ou preguica de estudar e ambas as coisas sao pecados que nao nos levaram ao ceu.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito edificante sim, pois mostra a real relação entre nós ( igreja ) e nosso Senhor ( esposo ). pois sou a igreja dEle!!!

    ResponderExcluir
  6. Achei muito edificante sim, pois mostra a real relação entre nós ( igreja ) e nosso Senhor ( esposo ). pois sou a igreja dEle!!!

    ResponderExcluir
  7. Louvado seja o Nome de Deus, por vocês, que de bom grado recebem a palavra verdadeira e genuína por ele dada a nós.
    Que Deus possa Abençoar as vossas vidas.

    ResponderExcluir
  8. essa materia foi esclarecedora pra min obrigada

    ResponderExcluir
  9. ParabensParabéns Deivid Junio!!! Não se importe com os críticos e continue trazendo esclarecimentos ao povo de Deus (para aqueles que buscam crescer na Graça e no CONHECIMENTO) com isso evitaremos erros teológicos grotescos que vemos em muitos louvores modernos e até em hinos sacros como da Harpa Cristã, Coro Sacros, Cantor Cristão e no Cânticos Cântico dos cânticos etc!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito interessante o esclarecimento. Valeu!
      Sugiro a você que continue oferecendo aos interessados esse tipo de esclarecimento. É valido porque o que o invidiou aprendemos errado, pra ele é certo até alguém lhe mostrar o correto Parabéns amigo. Se me permite, vou lhe contar uma pequena historinha: Duas vizinhas não se gostavam. Um dia uma fez aniversário, a outra quando soube resolveu da-lhe um presente. Arrumou uma caixa, foi no quintal, encheu de fezes de galinha, emburilhou com papel de presente e deixou na porta de sua inimiga aniversariante. Quando está chegou e viu a caixa linda, quando abriu ao vê o que nela estava, teve a certeza que foi sua vizinha que mandou. Aguardou o aniversario de sua vizinha e também arrumou uma caixa, embrulhou com papel de presente bem bonito e colocou na porta de inimiga. A vizinha inimiga ao vê a caixa levou para o quarto para abrir e ninguém vê. Quando abriu tinha uma flor e um bilhete que dizia: Parabéns! A gente só dá o que tem!

      Excluir
  10. Ese es el problema de la iglesia, coge toda la biblia, hace un batido y toma sin discernir nada. La ven por oír y se oír una mala explicación no comprenderá las sagradas escrituras.

    ResponderExcluir
  11. Meu irmão, aqueles que o criticam precisam amadurecer e aprofundar o caráter cristão. Jesus nunca criticou dessa maneira, depreciando as pessoas! Precisam aprender com Jesus, lendo a Biblia diariamente, orando e ouvindo a Palavra! Salomé

    ResponderExcluir
  12. Irmão, foi muito esclarecedor e util o seu artigo. Estava pesquisando se colocaria no meu artigo em que tratam Deus por VOCÊ! Queria inserir Lírio dos Vales e Rosa de Sarom. Aprendi com o seu artigo que não se referem a Deus. Artigo esclarecedor e muito útil para mim! Ajudou muito! Não vou colocá-los como nomes de Deus. Grata por seus valiosos esclarecimentos, ricos, baseados em pesquisas. Parabéns! Salomé

    ResponderExcluir
  13. Ótimo artigo meu irmão,já perdi a conta de quantas vezes ja toquei e cantei aquele hino do Luiz de Carvalho que popularizou essa expressão (A partir daí você vê como os hinos tem papel importantíssimo no conhecimento popular, bíblico e teológico!), muitos erros de interpretação são cometidos em cantares por acharam que tudo lá se refere a relação cristo-igreja

    ResponderExcluir
  14. O que mais Jesus usou foram parábolas, que são comparações.
    Quando Ele diz "Não dê pérolas aos porcos",a frase parece um tanto estranha...mas se examinarmos com detalhes, vamos entender porque.
    Sabemos que toda a pérola é produzida por um objeto estranho dentro da ostra,que a fere. A ostra reaje, e cria uma substância para cicatrizar esse ferimento,e assim se forma a pérola. Acho então, que está claro o que Jesus quis dizer.
    Lírio do Vales é uma expressão com significado...

    ResponderExcluir